Descrição enviada pela equipe de projeto. San Ignacio é um projeto de reforma e ampliação de uma residência no estado de Nayarit, México. A exigência do cliente era reformar o volume existente que continha os quartos (em muito mau estado) e construir dois novos volumes, um que pudesse funcionar como espaço flexível para sessões de fotos e diferentes expressões criativas e o segundo como espaço de convivência ao ar livre que permitiria uma relação direta com a piscina.
Nossa proposta consistiu em duas ações principais: a modificação da casa existente e a configuração do pátio central com a construção dos dois novos volumes.
Ampliamos o volume existente até o limite do terreno, redistribuindo os quartos/banheiros e acrescentando um pátio privativo para o banheiro do dormitório principal, além de uma pequena sala de TV e lavanderia nas extremidades do bloco. Retiramos a cobertura de chapa metálica que gerava alta temperatura, além de infiltração durante a estação chuvosa, e uma laje foi colocada em seu lugar para conferir maior altura aos cômodos e a possibilidade de incluir uma série de claraboias que permitem a entrada de mais luz. A intervenção é materialmente perceptível com as novas lajes moldadas em concreto aparente.
A segunda ação importante foi a reconfiguração do espaço central, colocando a piscina no centro do terreno com o volume existente ao norte e os dois novos volumes nas laterais. Para obter maior privacidade entre a área da piscina e os quartos foram erguidos uma série de suportes que ecoam as grandes palmeiras encontradas no local, esses suportes definem também um pórtico com uma cobertura de bambu que sombreia as paredes brancas.
Os novos volumes construídos, um fechado e outro aberto, servem como espaços flexíveis para diferentes atividades no uso diário da casa e mantêm uma relação constante com a piscina circular colocada no meio de ambos. Por fim, foi implementado um projeto paisagístico que tece a casa existente e as novas adições, principalmente através da utilização de um pavimento com divisórias escavadas que desaparecem à medida que se entra na casa pelo jardim.